terça-feira, 20 de julho de 2010

A visão de uma mãe

O curso dos Francisquinhos é um curso sui generis na medida em que é dado por uma enfermeira de voz grossa, de seu nome Cristina e de alcunha "XXL". Ela não tem papas nem leites maternos na língua; fala sobre tudo sem quaisquer receios: Intimida e assusta os pais mais susceptíveis, agrada os mais bem humorados e incomoda os mais tímidos e caladinhos.

Desconfia-se que não tem família tal é a sua dedicação e disponibilidade. Numa análise mais profunda, sabe-se que é mãe de 3 filhas, já crescidas e criadas. Se nos tornarmos seus amigos, passamos a conhecer o seu lado mais pessoal e a fazer parte também da sua vida privada.

Comendadora e bem encomendada, esta enfermeira é um prato cheio de gargalhadas, de atrevimentos e de generosidade.

Com a XXL em primeiro plano, no curso assiste-se aos últimos dias das mães que estão para dar à luz e aos primeiros das que nos chegam saídinhas da maternidade. Vêem-se subidas de leite com mamas pornográficas, cocós líquidos nas cortinas e nas paredes, e umbigos que teimam em não caír. Passa-se do lado dos pais do futuro para o lado dos recém-pais num abrir e fechar de olhos.

Goste-se mais ou goste-se menos, nunca se é indiferente àquele que eu considero ser o curso mais completo dentro do género; apesar de ser de 6 meses, nunca mais de lá saímos tal é a ligação com que ficamos.

5 comentários:

Mamã disse...

Não podia concordar mais e, se me permite, "assino por baixo" :-) Um grande beijo à amiga XXL e espero quando engravidar do segundo, ficar muito esquecida lá para as 25 semanas para poder ir "aprender" tudo outra vez :-) Bjo, bjo, bjo. Filipa, Ricardo e Pocahontas

Christine Trévidic disse...

Bom resumo ;)
Esta ligação fica-nos para a vida!!
Lá estarei novamente, daqui a uns 2meses, para acabar o ano em beleza e reviver o 2nd round da turma C!! bjs para todos!

Margarida disse...

Mais uma a assinar por baixo ... e é mesmo para a vida, mesmo que ela "não" queira ... nós não deixamos, verdade ?!?!?!?!
Beijos da "gente" todos

Ana Guedes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Guedes disse...

E tudo se resume a uma Pessoa, à sua dedicação, entusiasmo, sabedoria e experiência. Sempre com tempo para mais uma "pica", mais uma dúvida (ou, mais usual, uma lista de dúvidas ;) ), mais um umbigo, uma ranhoca ...
Só mesmo com grande paixão pelo que faz! E que bela Profissão, enfermeira Cristina!

O melhor curso do mundo! E olhem que não foi o meu primeiro!
Ana Guedes