quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ser mãe



Hoje li um artigo sobre como saber se o nosso bebé nos ama...que disparate pensei!



Mas vou voltar uma pouco atrás e partilhar um pouco do que me passou pela cabeça nos últimos anos.
Desde que me lembro de pensar sobre isso que queria ser mãe. Queria sentir o que diziam sobre como era fantástico sem fazer ideia que o que imaginava não estava nem perto da realidade e sempre disse que seria para mim um enorme desgosto não o poder ser, por isso quando achei que seria a altura ideal para embarcar nesta aventura atirei-me de cabeça. Qual não foi a minha enorme desilusão quando ao fim de poucos meses nada tinha acontecido...os pensamentos corriam a 1000 à hora e o nervosismo começou a apoderar-se de mim. Até que um belo dia de Janeiro tive a boa noticia, estava grávida! Não acreditei e repeti o teste mais 2 vezes até que acreditei que era verdade.
Pouco a pouco a alegria transformou-se em nervosismo "Será que vou ser capaz?" era uma pergunta que me fazia muitas vezes, mas um dia uma amiga perguntou "E a preparação para o parto, onde vais fazer?" até então não tinha pensado nisso e fui ao local onde ela tinha feito a dela.
Um dia de sorte, quando conheci a Enf. Cristina, que mudou o rumo do meu nervosismo de novo para alegria. Neste convivio descobri que não estava sozinha, que muitas outras "barrigudas" partilhavam as mesmas dúvidas e receios e que tudo era normal e daí nasceu uma fortissima ligação entre nós que ainda hoje se mantém e que espero que assim continue!
Com muita respiração, gatas assanhadas e com tudo mole e relaxado, lá foram passando as semanas com tranquilidade até ao momento mais esperado. Tudo correu às mil maravilhas e hoje compreendo a alegria da maternidade.
Alegria não, paixão. Porque me sinto completamente apaixonada pelo meu pequenote. O seu sorriso alegra-me depois de um terrível dia de trabalho, tê-lo ao meu colo acalma-me como mais nada o consegue fazer e aquela mãozinha a faze-me festas na cara derrete-me por completo! Quando faz birras e não quer o colo de mais ninguém para além do meu digo logo "Menino da mamã, estás mesmo mimado" mas cá dentro alegro-me por saber que este ser tão pequenino tem esta ligação tão especial comigo e só comigo e que nada a poderá quebrar...


Afinal saber se o meu bebé me ama não é um disparate... é uma certeza quando o tenho nos braços a sorrir para mim!

7 comentários:

Ana Guedes disse...

Viva um post!!! Boa Joaninha! E quanto ao teu texto que adorei, vais ver que que quando fores ao segundo e ao terceiro (à procura da menina ;) ) o amor de mãe não se divide, mas multiplica-se!

Alice De Castro disse...

Gostei muito Joana! Parabéns pelas tuas palavras! Descreveste na perfeição o vinculo mãe-bebé :) Este amor existente entre mãe e filho é realmente algo de maravilhoso, que por mais que imaginemos, realmente só vivendo é que se percebe! Amei ser mãe, e espero um dia poder experienciar o segundo e terceiro (quem sabe) como a Ana falou :) Vontade não irá faltar com toda a certeza.

Mary Montana disse...

Oh Xoaninha!!Lágrimas nos olhos ;)!!Obrigada por escreveres aquilo q todas sentimos =)!Dos vários momentos da gravidez: análises, ecografias, CTG's, etc, o momento "conhecer a Enfª Cristina e consequentemente as minhas amigas de barriga foi, também para mim, uma tranquilização desmedida!!Obrigada a todas, mas sempre e especialmente a nossa querida nurse!!

Inês Baptista disse...

Muito bom Joana!
Eu penso imensas vezes como é que é possível existir um amor TÃO GRANDE!!! é mesmo a melhor coisa do mundo!

carla disse...

Lindo Joana!
Sempre me lembro de ouvir: "quando fores mãe vais perceber..."! E não é que é verdade??!!!
No entanto fico sem perceber uma coisa: onde cabe dentro de nós tanto amor???? Somos mesmo GRANDES, nós mulheres não somos???;)
Bjinhos para todas! Felizmente a Enfª que ia fazer a minha preparação para o parto , numa tarde, num café (segundo ela não era necessario mais que isto), não estava disponível e o Ricardo foi saber no nosso Centro da Saúde (Ajuda) onde poderiamos fazer as "aulinhas"...
Gosto muito de todas vocês

Rosa Lorente disse...

BRAVO Joana. Estou sem palavras. Gostei muito de ler sobre o sentimento de ser mae que rebelou-se em nos todo um instinto. Tudo isto junto com a família que temos conhecido nos Francisquinhos, muito obrigada Enf. tem-nos ajudado a vivi-los com tranquilidade e de uma forma plena.

Catarina disse...

Muito bonito Joana! Foi tão bom ter-vos encontrado barrigudas e partilhar isto de ser mãe. Beijinhos grandes a todas e especialmente à nossa nurse.