quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Programa de Saúde Oral nas Mulheres Grávidas

FINALIDADES:

  • Promover a saúde oral nas grávidas
  • Diminuir a incidência e a prevalência das doenças orais nas grávidas


OBJECTIVOS:

  • Garantir o acesso das mulheres grávidas a um conjunto de cuidados de medicina dentária, nas áreas de diagnóstico, prevenção e tratamento designadamente da cárie dentária e da doença periodontal.
  • Avaliar a situação da Saúde Oral das mulheres grávidas abrangidas pelo Projecto.


POPULAÇÃO-ALVO:

Grávidas em vigilância pré-natal no Serviço Nacional de Saúde.


OPERACIONALIZAÇÃO:

Os cuidados preventivos e curativos de medicina dentária a prestar à grávida, serão efectuados nos consultórios onde os médicos aderentes exercem a sua actividade. Estes cuidados serão pagos através de "cheques-dentista" personalizados.

CUIDADOS ABRANGIDOS PELO CHEQUE-DENTISTA:

Os "cheques-dentista", no máximo de três, permitirão o acesso ao diagnóstico e a cuidados preventivos e curativos de medicina dentária, de acordo com as necessidades identificadas. Os cheques cobrem os tratamentos necessários, de modo a garantir que a mulher grávida, no final do tratamento, fique livre de lesões activas de cárie dentária;

A execução destes tratamentos pode ser concluída até 60 dias após a data prevista para o parto ou da data efectiva do mesmo;

O primeiro cheque será atribuído a todas as grávidas que optem por aceitar a sua referenciação para medicina dentária. Os restantes cheques serão atribuídos às grávidas cuja situação clínica assim o justifique.

ACESSO ÀS CONSULTAS DE MEDICINA DENTÁRIA:

A atribuição do primeiro “cheque-dentista” será efectuada pelo Centro de Saúde na Unidade Funcional onde a grávida está a ser seguida.

Cabe ao Centro de Saúde o registo obrigatório, no sistema de informação do projecto, dos dados de identificação da utente.

A atribuição do segundo e terceiro cheques, dependerá do plano de tratamentos estabelecido na primeira consulta, pelo médico aderente.

(fonte: Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral)

Para saber onde há um médico aderente ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, clique aqui: https://www.saudeoral.min-saude.pt e procure por "médicos aderentes".

Sem comentários: